![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDw3Etc6c-g-cP1tbZPUaEbhHqfr4oQWt2paDvekVUB3U7BZo01H_PF2CHY_8Ht_S3i0_qREuJV9_Qxpunkv1-R2UT8y-z79HVVqBWzQucBI5Koc95SOtqrOLRxDbuQdiaXIH7mLKd9dNT/s320/big_fish_14_470_pxlw.jpg)
Primeiro que não viu o filme não continuem lendo. Sim! Vou acabar dando spoilers do filme.
Esse filme é realmente encantador fala de "histórias de pescador", o personagem principal conta sua vida aumentando toda a história.
Mentir, até onde isso é bom? Onde isso é bom? O personagem principal do filme aumentava suas histórias para ter uma grande vida, mas isso é realmente necessário? Ele está errado em fazer isso?
Ele poderia ter feito realmente da sua vida uma aventura, ai vem outra pergunta. Pq não o fez? Será que ter pego apenas peixes pequenos a sua vida todo fez ele se acomodar? Fez ele sempre andar por caminhos já conhecidos e nunca se arriscar em procurar mares mais profundos.
Ele poderia ter feito realmente da sua vida uma aventura, ai vem outra pergunta. Pq não o fez? Será que ter pego apenas peixes pequenos a sua vida todo fez ele se acomodar? Fez ele sempre andar por caminhos já conhecidos e nunca se arriscar em procurar mares mais profundos.
No filme tem uma cena interessante onde o médico conta ao filho a verdadeira
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOjbnzTLLXlXe3RiES0ulOQw-JylD-6RzvBYspewRUWd3ONUCfj82YKIWP9ytm2W_ebn9RL8JgKV5q6LAsA__615gl-8guIiEou1hTmQ0B8FZglDJ2C165aJFRUKd0iOcuMj7h4qfUsDTt/s320/big-fish.jpg)
história de como o filho nasceu. Uma história simples, básica, sem nenhuma emoção. Ao término da história o médico diz: "Sorte sua que seu pai contou a outra história para você.". Será que a realidade sempre tem que ser melhorada? Não tem como fazer desse maldito mundo um conto de fadas?Puxando a idéia de outro filme "Don Juan DeMarco", (alguém já viu? Se não deve ver, é um belo filme de romance que tem belos traços filosóficos) ele diz em uma cena que ele sabe que está em um hospital psiquiátrico mas que você pode ver a vida como ele e na verdade estar em uma aldeia de nobres. Loucura? Loucura não passa daquilo que está fora dos padrões das curvas normais ( sim, parte do termo vem da nossa matemática, poderia dizer na minha ignorância que vem da estatística.) então quem define essas curvas? Você e eu que nos achamos incrívelmente "inteligentes, seres pensantes, capazes de discernir entre o certo e erro" somos obrigados a pensar como os outros para estar dentro de uma área que se considera a correta. Pois é, como somos espertos não!?
Por fim, se você souber ver as sutilezas desse filme,big fish, (não estou falando da parte técnica, isso deixo para pessoas mais capacitadas do que eu. ) você conseguirá ver algumas lições que se deve aprender a cada nova história contada pelo protagonista. Exemplo mais básico é quando ele sai de espectral que a garotinha diz: "mas como você vai embora sem os seus sapatos?" e a resposta é simples: "Deixar a cidade vai ser difícil, vai doer, mas tenho que fazer." Pelo menos para mim, fica claro nesse momento a ambiguidade do texto. Ele não se refere somente ao seus pés mas referendo aos seus sentimentos com relação ao local que ele tanto gostou.
N.A. Vale a pena ver o filme e não só ver sentir e entender o roteiro. Por fim pensar no que a história nos deixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário